Preparo do substrato
A base deve estar limpa e seca, sem impregnação de produtos que prejudiquem a aderência, como desmoldastes, graxa, agentes de cura química, óleo, tintas, entre outros. Caso haja falhas ou fissuras na base, estas devem ser tratadas e corrigidas antes da regularização. Certificar-se também da correta localização e fixação dos coletores e tubulações. No piso, executar regularização com argamassa desempenada e não queimada no traço 1:3 (cimento:areia média) prevendo caimento mínimo de 1%, em direção aos coletores de água. No rodapé, executar regularização com argamassa no traço 1:3 (cimento:areia média) arredondando os cantos e arestas com raio mínimo de 5 cm. Recomenda-se deixar uma área com altura mínima de 40 cm com relação à regularização do piso e 3 cm de profundidade para encaixe da impermeabilização. Para aumentar a aderência entre a base e a argamassa de regularização, utilizar o adesivo de alto desempenho para argamassas e chapiscos, com o BIANCO. Verificar se as regularizações estão íntegras e não têm trincas que venham a exigir um reforço local da impermeabilização. Se houver, limpá-las removendo o pó e aplicar 1 demão de FRIOASFALTO diluído em 20% de água limpa. Aguardar a secagem e colocar em toda a extensão da trinca uma tira de tela de poliéster estruturante para impermeabilização, como o VEDATEX, que servirá de reforço. Em seguida, aplicar outra demão de FRIOASFALTO sem diluição. Aguardar a secagem da argamassa de regularização, por, no mínimo, 7 dias, antes de aplicar o produto.
Preparo do produto
Produto pronto para uso. Misturar o produto antes da aplicação, utilizando ferramenta limpa a fim de evitar a sua contaminação.
Aplicação
O FRIOASFALTO é aplicado como pintura, com trincha ou vassoura de cerdas macias, em demãos, respeitando o consumo por m², com intervalo mínimo de 8 horas entre cada demão, à temperatura de 25 °C. Apenas na 1ª demão, o FRIOASFALTO deve ser diluído em, no máximo, 20% de água limpa para proporcionar melhor penetração do produto. Recomenda-se que despeje o produto da embalagem sobre o local a ser impermeabilizado aos poucos, para proceder a aplicação. Nos rodapés, a impermeabilização deve subir 30 cm no encaixe previsto da regularização. Em pontos críticos (juntas, ralos, cantos, arestas e tubos emergentes), executar um reforço entre a 1ª e a 2ª demãos, utilizando-se tela de poliéster estruturante para impermeabilização, como o VEDATEX. Em áreas que possuam banheiras, a impermeabilização deve ser feita sobre a regularização do piso e subir nos rodapés até uma altura de 30 cm acima da banheira. Finalizada a impermeabilização, aguardar, no mínimo, 7 dias para a secagem do produto, conforme a temperatura, ventilação e umidade relativa no local e comprovar a estanqueidade do sistema em toda a área impermeabilizada no período mínimo de 3 dias. Para o uso em colagens de placas termo acústicas de EPS, utilizar o FRIOASFALTO puro e aplicá-lo com desempenadeira dentada diretamente sobre a superfície que receberá a placa. Imediatamente após a aplicação do FRIOASFALTO, pressionar as placas termo acústicas sobre o produto. Caso venha a ficar em contato com o alumínio, aguardar a perfeita secagem para destinar as superfícies tratadas a seus fins. Para aplicação como camada amortecedora para sistema de proteção mecânica de mantas asfálticas, preparar uma argamassa no traço 1:3:8 (cimento:FRIOASFALTO:areia média), e aplicar diretamente sobre a camada separadora com espessura mínima de 2 cm, e aguardar, no mínimo, 3 dias de secagem para execução de proteção mecânica do sistema de mantas asfálticas. -Proteção. Após o teste de estanqueidade, deve ser feita a proteção mecânica do sistema de impermeabilização. Inicialmente, colocar um filme de polietileno como camada separadora sobre a última demão do FRIOASFALTO e, em seguida, aplicar argamassa no traço 1:3 (cimento:areia média) com espessura mínima de 2 cm. No rodapé sobre a manta líquida, executar chapisco com argamassa no traço 1:3 (cimento:areia média) aditivado com adesivo de alto desempenho para argamassas e chapiscos, com o BIANCO intercalando as camadas de chapisco com tela estruturante de PVC ou similar. A proteção mecânica deve ser devidamente dimensionada para suportar os esforços à qual estará sujeita e deve ser prevista execução de juntas de dilatação e dessolidarização, conforme projeto.
Consumo aproximado
2,0 kg/m².
Rendimento
Galão de 3,9 kg – 2 m²
Balde de 20 kg – 10 m²
Tambor de 200 kg – 100 m²
Armazenamento
Estocar o produto em local coberto, fresco, seco e ventilado, fora do alcance de crianças, animais e longe de fontes de calor.
Atenção
Geralmente, para atender ao consumo por m² na aplicação, são recomendadas entre 3 e 6 demãos, com espessura uniforme. Aplicar com tempo estável. O tempo de secagem varia de acordo com a temperatura ambiente. Recomenda-se cobrir objetos a fim de evitar danos com respingos. Lavar as ferramentas com água e sabão imediatamente após o uso. Manutenção: esse produto, segundo a ABNT NBR 15575 – Edificações habitacionais – Desempenho, é considerado manutenível. ADVERTÊNCIA Não aplicar demão muito espessa (acima de 1,5 mm), pois pode ocasionar a secagem parcial, ou seja, apenas a camada superficial seca, mantendo o interior da demão no estado fresco podendo acarretar a perda de desempenho do produto, além de aumentar o tempo de secagem entre as demãos. Não deixar a impermeabilização exposta, executar proteção mecânica. O FRIOASFALTO não aceita argamassa colante e revestimento cerâmico diretamente sobre. Para evitar a contaminação do FRIOASFALTO, que pode empelotar em contato com pó e poeira, evitar contato da ferramenta de aplicação com o produto dentro da embalagem.
Meio ambiente
Contatar o órgão ambiental local, no caso de vazamento ou contaminação de águas superficiais, mananciais ou solos. Descartar os resíduos em instalação autorizada, de acordo com a legislação ambiental vigente. Descartar os resíduos em instalação autorizada, de acordo com a legislação ambiental vigente. Evitar que o produto atinja bueiros e cursos de água.
EPI (Equipamento de proteção individual)
- Óculos de segurança
- Luvas de PVC.
- Avental de PVC.
Primeiros socorros
- Contato com os olhos: lavar com bastante água corrente, durante pelo menos 15 minutos. Procurar um médico.
- Contato com a pele: lavar com bastante água corrente e sabão neutro, durante pelo menos 15 minutos.
- Inalação: remover para ambiente fresco e ventilado.
- Ingestão: não provocar vômito. Procurar um médico.